quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

KOUHAKU UTAGASSEN E EU, ...+ protesto

Olá pessoal

Antes de mais nada digo que isso não é um review, pelo menos não um review completo, afinal eu por razões que escreverei aqui não pude ver o programa completo.



Pra quem não sabe Kouhaku Utagassen é o programa mais importante de fim de ano no Japão, produzido pela NHK, o programa consquistou essa tradição de ser assistido durante a virada de ano porque no Japão o povo tem o costume de passar a virada de ano em casa assistindo tv (nossa, que boring rs). eles convidam os artistas mais populares do Japão, não só entre os jovens, mas entre o púlico adulto também, afinal o Kouhaku é um programa para toda a família (e de certo modo os japoneses sabem que atravês dele o mundo todo observará a cultura e as músicas japonesas), por isso nele há vários artistas de enka que não vendem bem, mas que são famosos entre os adultos. Eles dividem os artistas em dois grupos e há um juri que dá o resultado no final e revela quem é o campeão da noite.

Agora vou escrever sobre o que que eu tenho haver com o kouhaku. Eu que sou um apreciador do Jpop a pouco tempo, nunca tinha visto um programa desses e esse ano nem tinha esperanças de assistir devido ao fato de eu não ter NHK em casa. Pensava em baixar o programa um mês depois em algum tracker de torrents e gastar 5gb de download no programa pra depois perder muito tempo da minha vida assistindo, definitivamente não parecia ser uma coisa agradavel, tanto que por mais que estivesse baixando todos os programas de fim de ano o Kouhaku me deixava com desânimo.

Porém numa madrugada de insônia do dia 31 de dezembro estava eu no pc, ouvindo podcasts e entrando nuns forums quando percebo, "poxa, já são 6 horas da manhá, o Kouhaku deve começar daqui a 2 horas não custa nada tentar assistir pela internet", fui eu tentar usar um programinha útil que tenho aqui no pc pra assistir canais japas, mas tive a infeliz surpresa que o programa pela primeira vez não funcionou (problema que só acoanteceu naquela manhã), alegava que havia um problema de conexão, mas eu ainda tinha 2 horas para procurar uma outra forma de tentar assistir o programa ao vivo, vaguei pela internet, acessei vários sites e baixei vários programas, mas nada solucionava o meu probelma, quando já eram 8 AM, 20 minutos antes do começo do Kouhaku entrei num fãnsite do Tohoshinki (olha só aonde eu fui me meter) e lá tinha um mega tutorial de como ver a "apresentação do Tohoshinki" no KOUHAKU UTAGASSEN. Segui o tutorial baixei um programinha estranho lá... e não foi que deu certo, em pouco tempo consegui sintonizar a NHK a tempo de ver o programa. Quem diria que as tão descriminadas fangirls de Dbsk poderiam fazer a mim uma boa ação como essa , são coisas como essa que mostram que não devo generalizar nunca mais. Nunca mais vou dizer que as fangirls de Tohoshinki são todas menininhas fúteis de 12 anos que não valem nada, são nojentinhas e não sabem discutir na internet, afinal para toda regra existe uma excessão (rsrs brincadeira).

Não vou falar disminuciosamente sobre o programa, mas pra mim os destaques foram a Ayumi Hamasaki que fez uma performance perfeita, nem parecia que ela tinha sofrido um acidente e uma cirurgia a poucos dias atrás. Além dela o Girl Next Door também fez uma perfomance muito boa, já tinha escutado guzen no kakuritsu ao vivo no Music Station e dessa vez realmente ficou bem melhor.

Outro destaque foram o Tohoshinki, único grupo que deveria cantar duas músicas no programa, deu pra perceber que deve ter sido um dos trechos mais assistidos quando comecaram a se apresentar a conexão começou a laggar ficou meio paradão mas deu pra assistir, ainda bem que depois as fangirls devem ter desligado o pc e a conexão parou de laggar, também foi legal ver o K en Hirai depois de tanto tempo sumido, cantou com um penteado de cabelo maluco e muita afinação.

Mas com o passar do tempo fica cada vez mais dificil resistir ao sono e continuar vendo o programa, tanto que era muito difícil aguentar quando comencava a ter várias apresentações de artistas de enka seguidos, mas eu perseverei e continuei assistindo.

Foi ai que eu percebi como não dei nenhuma atenção a lista de convidados quando ela foi diculgada, a lista do Music Station Super Live estava mil vezes melhor, em compensação pra agradar a familia japonesa o kouhaku tem que abrir mão dos johnnys e colocam um monte de artistas de enka (tinha uns lá que eu suspeitava que eram travestis).

Houve homenagens ao brasil por causa do centenário da imigração japonesa e ao diretor de animações Hayao Miyazaki pelo seu trabalho com o estudio Gibli.

Mas quando estava na metade do show, fui intimado a ser retirado do PC, tenho um irmão gêmeo mal que não gosta de jmusic e reclamou pelo direito de usar o computador, eu tentei insistir falei que era ao vivo e que era um programa importante, mesmo assim ele delisgou o pc, e eu fiquei muito p da vida com ele(estou de mal com ele até agora por causa disso), não tive outra escolha e tive que dormir, afinal já eram 11 horas da manhã e eu precisava descançar pra comemorar o ano novo. Acabei vendo só agora as apresentações da Koda Kumi, Speed e Perfume que eu tanto queria ver.

Eu fui á Copacabana na casa de uma tia para passar o ano novo e dentre vários detalhes que com certeza posso omitir por interfirerem na minha vida pessoal, vou pular pra parte que interessa. Como todo carioca idiota eu e minha família fomos passar o ano novo assistindo os fogos na praia de Copacabana(algo que pra mim se tornou boring depois de 10 anos assistindo a mesa coisa todo ano) estava lá com minha tia e o marido dela em frente ao camarote de uma famosa empresa televisiva quando presenciei um assalto na minha frente. Vi o marido da minha tia ser cercado por dois marginais(que eu não vou querer dar detalhes sobre eles pra não ser preconceituoso) que estavam tentando roubar sua máquina digital, mas como ele insistiu em não larga-la, um deles que estava o cercando por trás roubou a carteira dele sem que ele pudesse perceber, enquanto minha tia gritava pedindo socorro, mantive o sangue frio e não corri atrás dos bandidos, eu vi eles indo embora a passos curtos se misturando na multidão, afinal tive consciência de que reagir a um assalto nunca é uma boa decisão.



Ao irmos a delegacia foi fácil ver como as capitais do nosso país estão em decadência devido a violência urbana, encontrei com várias pessoas que contavam histórias similares á do marido da minha tia, inclusive algumas meninas que foram agredidas ao serem assaltadas e por mais que gritassem e segurassem o elemento, ninguém quis ajuda-las e ela acabaram indo para a delegacia sem dinheiro nenhum, junto delas levaram um suspeito que alegou inocência, e que com certeza seria solto depois( a maior conicidencia foi ve-lo no dia seguinte no trem enquanto voltava pra casa) , de acordo com o direito criminal não é caracterizado como flagrante um roubo quando o acusado não esta com o elemento do flagrante(no caso a carteira e o celular das meninas) e como ele não tinha nada deve ter sido solto em pouco tempo. Depois de ver e ouvir histórias tristes sobre a realidade que há não só no Rio de Janeiro como nas demais cidades, não havia clima nenhum pra voltar a sair e ir pra noite.

A lição que eu tiro disso é que não dá pra confiar no serviços público de segurança no brasil, não dá pra sair na rua sem ter medo de que aconteca algo de mal, mesmo em dias que eram pra servir que confraternização acabam se tornando em dias negros de medo que queremos esquecer. O único jeito de tentar se sentir seguro é pagando por segurança ficando em lugares cercados e com seguranças que não deixam a entrada de qualquer um, alias nem dá pra confiar em qualquer um, nunca se sabe se aquela pessoa que esta lá do seu lado não veio só pra se aproveitar do momento de descontração pra fazer o mal.

Mas algo pra mim já é certeza, nunca há segurança quando se esta no meio de uma multidão , quando você esta lá qualquer coisa pode acontecer sem que haja justiça, não há como lutar contra a massa. Enfim, acho que já disse o suficiente, acho que escrever em blogs, fazer protestos não irão deixar o mundo mais seguro, ao invês disso se todos fossem tranquilos no seu dia-a-dia e não deixassem a violência tomar conta de si mesmos já seria um passo para evitas tragédias como acontecem no cotidiano, mas principalmente temos que saber em quem estamos votando e exigir mais das altoridades, por mais que a violência nunca acabe não podemos agir como se fossemos prisoneiros em nossos próprios lares. Depois ainda tem gente que reclama quando vê que tem gente que fica em casa o dia todo em frente ao computador, por mais que isso também não esteja certo pelo menos esse tipo de pessoa não esta a mercê da violência urbana.

O resultado é que não vou passar o reveillon em frente á praia tão cedo, desculpe a todos por escrever um testamento e ir de contra o tema do blog, mas escrever isso era necessário pra mim, já que esse é o espaço que tive pra me expressar.

Até mais...

4 comentários:

Pri disse...

nossa, que triste....

tipo, tb sou carioca... é uma droga mesmo, tb jah fui assaltada :( e é uam sensação tão grande de impotência tanto de revolta.

e outra, tb quis assistir o kohaku (quero saber como vc fez pra assistir!!!!) e to vendo os pedaços no youtube aos poucos...

pelo menos na net podemos dizer o que vem na cabeça... briga pra poder usar o pc e dizer o quanto queremos assistir eh o fim mesmo!

bjus.... feliz ano novo apesar dos pesares!

Ryo disse...

obrigado pela mensagem loreley

usei um programa chamado tvants pra assistir, escolhi o canal e só, foi fácil

esse foi o blog em que achei o programa

http://xietinloveshero.blogspot.com/2008/12/mod-post-how-to-watch-nhk-kouhaku-uta.html

Pri disse...

obrigada pela dica Ryo

bem, eu baixei e instalei como dizia no site, porem ao executar no meu pc veio alerta q a versão instalada expirou e precisa visitar o site... dae visitei (no entendo bulhufas de chinês) e nao tem nada ali q se pareça com um link pra atualizar >_<

obrgada mesmo assim!

Anônimo disse...

Oi, no Kohaku tinha alguns travestis mesmo. É para todos os gostos.