sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Retrospectiva 2008 - parte 6 Final

Olá pessoal

Aqui estou na última parte da retrospectiva 2008, para poder dar um overall no cenário musical usei o critério de descrever os 50 singles e os 10 albums mais vendidos de 2008. Talvez não seja um modo justo de falar do ano passado, sei que muita coisa ficou de fora, mesmo assim foi o modo mais fácil de visualizar quem se deu bem.

Enfim espero que tenham gostado da retrospectiva. Só pra salientar ficaram de fora artistas como Hikaru Utada, Ai Otsuka e Yui em singles e em albums a grande decepção foi não termos Kingdom de Koda Kumi entre os 10.


1) Arashi - truth/Kaze no Mukou e (618,229)
2) Arashi - One Love (524,269) 
10) Arashi - Beautiful days (421,876)

É indiscutivel, os números não deixam ninguém falar outra coisa, esse foi o ano do Arashi, não tem pra Ayumi, nem pra Shuchishin, muito menos pra bandas ou outros artistas, eles foram os melhores de 2008, deixando a 4° posição do ano passado com "Love so Sweet" a boysband conseguiu colocar não só uma, mas três singles dentro do top 10 anual e todos os seus singles ficaram entre os 12 mais bem vendidos do ano, realmente não é pra qualquer um.
Em décimo ficou Beatiful Days abertura do dorama Ryussei no Kizuna protagonizado por Kazunari Ninomiya, em segundo ficou One Love música da trilha sonora do aguardado filme Hana Yori Dango Final estrelado por Jun Matsumoto e o single mais vendido do ano foi o double a-side truth/Kaze no Mukou e. Truth é a musica tema do dorama fodástico Maou estrelado por Satoshi Ohno numa de suas primeiras experiências atuando na tv.
Truth com certeza foi uma das músicas que eu mais gostei esse ano, me viciei muito rápido além de seu arranjo ser muito bom, fico feliz do single ter conseguido o topo da lista.



3) Southern All Stars - I AM YOUR SINGER (520,289)

Essa banda que completou 30 anos anunciou seu término esse ano, e com isso lançaram esse último single que conseguiu me fisgar quando eu só escutei alguns segundos da música, realmente o Sazan aru sutazu vai fazer falta mas o legado que eles deixaram na música japonesa deve durar muito tempo, eles estam sempre presentes em listas como as 100 músicas de verão ou românticas, eles foram um dos únicos grupos a terem um programa do Music Station dedicado somente a eles, não me esqueço disso porque o programa caiu em cima do meu aniversário (rs).


4) GReeeeN - KISEKI (493,259)

Os dentistas do GReeeeN conseguiram conquistar os japoneses com esse single que foi um fenômeno de vendas, é uma das únicas bandas que não faz apresentações ao vivo e isso não afetou as vendas do single.








5) Shuchishin - Shuchishin (472,414)

Em quinto lugar sendo o debut mais vendido do ano esta esse single da unit Shuchishin, sinceramente a música não tem nada demais a não ser sua capacidade de grudar na cabeça das pessoas, depois de pouco tempo eu não parava de pensar em "shuchishin, shuchishin, oretachi wa".






6) Mr.Children - HANABI (468,971)

A já consagrada banda Mr. Children já conquistou o gosto dos japoneses a muito tempo, mas essa música que foi tema do badalado dorama da última temporada "Code Blue" conseguiu sensibilizar os japas a comprar muitos singles, é uma bela canção.






7) Thelma Aoyama feat. SoulJa - Soba ni Iru ne (456,479)

Thelma com certeza foi uma das grandes revelações desse ano, esse que foi apenas o seu segundo single a fez estorar, além das ótimas vendas com o Soba ni iru ne a música bateu recordes como shaku-uta e ajudou Thelma a ficar em primeiro com seu album debut, se tivesse que dizer qual artista teve o maior crescimento do ano com certeza seria ela, de desconhecida a detentora de recordes.


8) KAT-TUN - DON'T U EVER STOP (447,229)
9) KAT-TUN - LIPS (421,902)

Nas últimas posições do top de hoje estão os feiosos do KAT-TUN que lançaram esses singles no início do ano. Eu particularmente detesto o grupo em vários aspectos, mas é indiscutivel que o jeito escafofabético do grupo o deixa como segundo melhor grupo da Johnnys and associates da atualidade, as músicas foram boas também. "Don´t U ever stop!!!".






Até mais...

Nenhum comentário: