terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Dicionáio de Jmusic

Olá pessoas





Muitas vezes desde que comecei o blog me perguntei, será que quem ler vai entender se eu escrever assim? Existem várias expressões e termos utilizados por quem acompanha o Jpop e para todos entenderem melhor o que eu escrevo e para eu poder escrever de forma mais hardcore estou apresentando os principais termos do Jpop para que vocês.

1-Oricon

Empresa estatística que prepara os rankings de vendas de Cd´d e DVD´s no Japão, sua importância é muito grande para o cenário ,pois atravês dela o mercado musical pode ser acompanhado pelos fãs. Ela não cobre todas as vendas de cd´s, logo a estimativa é que o número de vendas da Oricon seja multiplicado por 1,7 para que  estejam próximas da realidade.

2-Single

Forma de lançamento de música usual no Japão, era comum em todo o mundo, mas as baixas vendas fizeram com que a maioria dos paises tivesse que rever o modo de lançar as músicas, esse tipo de formato resiste com força apenas no Japão e consiste de um Cd com 2 ou 3 músicas inéditas e suas versões instrumentais. Um single costuma custar 3 vezes menos o valor de um album.

3-A-side

lado A do single, é a música de divulgação do Cd, a que costuma ter clipe, toca na rádio, aparece nas propagandas e que os artistas cantam nos programas de tv, costumam ser músicas mais apelativas ou músicas utilizadas para promover algum filme/dorama/anime.

4-b-side

O lado B do single, aquele que você só irar ver o artista cantando se assistir num show, muito raramente têm clipes e as vezes são usadas em comerciais, costumam ser músicas menos comerciais onde o artista tem mais liberdade e são direcionadas aos fãs diferente das A-sides que servem para atrair público.

5- Double a-side

Single cuja consta duas músicas que seram divulgadas com A-sides, ocorrem com menos frequência e a divulgação pode ser tornar algo mais arriscado, pois o artista tem que divulgar as duas músicas ao mesmo tempo, mesmo assim essa estratégia costuma dar certo quando as suas músicas se tornam populares alavancando as vendas do single.

6-Triple A-side

Ainda mais rara que o double a-side, como o nome denota é quando o menso single contem 3 músicas que serão divulgadas, muita raramente um triple A-side obtem êxito pois os artistas não conseguem fazer 3 clipes e divulgar 3 músicas ao mesmo tempo

7-Album

Equivalente ao conceito de CD no Brasil, é a compilação de alguns singles feitos pelo artista (costumam ser 3 normalmente), a maioria dos artistas lança um pv para divulgar o album. Os albums costumam ter vendas muito superiores ás dos singles pois seu público alvo muitas vezes é bem mais amplo que os fâs do artista, é bem mais fácil um artista debutar um album em primeiro lugar na Oricon do que um single visto que o número de lançamentos representativos em albums é muito menos que o de singles.

8-BEST

Album que compila o melhor da carreira do artista normalmente apôs lançar 3 albums o artista lança um album Best, sempre que a carreira do grupo, artista banda esta para acabar também é normal o lançamento de cd´s Best. Alguns artistas com longa carreira lançam mais de um cd best pois não seria possivel colocar todos os sucessos em apenas um cd.

9-Promotional Videos

São abreviados e conhecidos com pv´s são os clipes dos artitas japoneses, cada lançamento fono gráfico costuma vir junto com um clipe.

10-Chakuta

Modo virtual de obtenção da musica, os celulares japoneses reconhecem imagens como links e efetuam a "compra virtual" da canção.

11-Mini Album

Como o nome sugere é um album com poucas músicas, costumam ter entre 5 e 9 músicas, entram no ranking da Oricon na parte de albums

12-Maxi-singles

Singles que não são classificados nem como double ou triple a sides, costumam ter várias músicas novas porem poucas são divulgadas.

13-CD+DVD

Tipo de cd que vem junto com o DVD do artista que costumam ter os clipes das músicas trabalhadas, making off e outros extras

14-Cover

Há dois sentidos para esse item

14.1-cover como significado de capa de cd

14-2-cover como regravação de uma música de outro artista

15-Opening

define a canção que toca na abertura de um anime ou dorama

16-Ending

Define a canção que toca no encerramento de um anime ou dorama

17-Debut

Esse item também tem dois significados

17.1-Debut como estreia do artista no mercado musical

17-2-Debut (Johnny´s) como lançamento de um grupo de JR´s no mercado

18-Graduação

Outra que tem dois sentido

18.1-Graduação H!P- Sair do grupo que a menina esta, normalmente há um show para homenagiar a garota que esta saindo, estas costumam continuar na agência como cantora solo em alguns casos

18.2-Graduação -  Saida de um membro de uma banda ou grupo

19-Insert song

Música utilizada na trilha sonora de um filme/aime/dorama que toca durante o programa e pode ser tema de algum personagem da trama

20-Idol

Conceito japonês para meninas japonesa que tem grande aparição na midia que costuama ser bonitas e kawaii, enfim são meninas que passam uma imagem específica para os fâs e costumam posar para gravures e revistas.

21-Gravure Idol

Já que mencionei a cima vale a pena explicar o que significa. Gravure Idol é uma idol conhecida pelos trabalhos como gravure, isto é, como modelo "sensual", as fotos costumam se em poses inocentes e no máximo as modelos ficam só de calcinha e sutiã, é um trabalho direcionado para homems adultos.

22-Johnnys

É o rapaz que passou numa audição da empresa Johnny and Associates, pode parecer no Shounen Club, ter um grupo JR ou debutar e fazer muito sucesso como cantor/modelo e ator. Quase todos os Johnnys acumulam essas tres funcões.

23-Fangirl

Menina que costuma esta na adolescencia, não tem muitas ocupações e por algum motivo idolatra algum cantor/ator ou qualquer outra coisa. Existem vários tipos de fangirls, as mais perigosas são aquelas que não pensam, não sabem argumentar ou conversar, simplesmente fazem de tudo pra defender seus idolos. Fanboy é o termo masculino para fangirl

24-Fanservice

Trabalhos feitos para animar as fangirls, podem ser feitos pelas próprias fangirls ou pelos seus idolos, consite em reproduzir de alguma forma os desejos das fãs para atender as suas vontades

25-Flop

É quando um trabalho não obtêm êxito,  significa que o cd fracassou

26-Owned

Termo comum na internet, costuma dizer que alguem foi prejudicado por alguma causa ou pessoa .

Para complementar, adiconar ou consertar qualquer item mande um comnetário que eu farei as devidas alterações

Até mais...

5 comentários:

Fran L. disse...

Haaaaaa
agora intendi
tinha coisas que eu nao sabia !

single só pode ter 3 musicas?

'desinformada

Ryo disse...

sim, nesse caso pode ser um maxi-single

Bryan disse...

Acho que uns 10 termos ai eu naum conhecia...
Evolui pra raiuchu..lendo essas informações..

Vlw..

Sasha Ilana disse...

muito bom xD~
a metade ai nem sabia q existia muito menus o significado.

"Evolui pra raiuchu" \euri

sariinha disse...

bem... muito mais esclarecida agora^^

obrigadaa ^^