segunda-feira, 16 de março de 2009

Análise de Popularidade: Parte um Johnny´s


Olá pessoal

Algo que sempre me deixou intrigado é como um grupo pode fazer sucesso entre um certo segmento do público japonês e outro não. Sempre quis saber como era segmentado o público dos artistas japoneses, alguns são bem fáceis de serem advinhados (por exemplo que johnnys tem um maior público feminino que masculino).

Graças ao Best Artists 2008 foi divulgada uma pesquisa de popularidade que envolvia vários artistas do Japão por sexo e idade.

Para essa primeira parte vamos falar só dos Johnny´s.



O V6 é uma banda que sem dúvida consegue manter suas vendas entre mulheres de quase todas as idades, isso pode se justificado pela longa idade do grupo e por alguns membros do grupo já estarem um pouco velhos para o padrão a agência, algo que me deixo surpreso é a popularidade deles entre os adolescentes, visto que alguns membros tem idade para serem seus pais, isso é justificado pela alta variação de idade entre os membros do grupo. Junichi Okada continua tendo popularidade com as meninas depois de muito tempo e costuma aparecer em revistas adolescentes com destaque.


O kanjani8 sempre foi uma banda que fugiu dos esteriótipos normais da agência e seguiu um estilo mais engraçado do que sexy, por mais que a agrupação siga esse estilo sua popularidade é maior entre as meninas e mulheres numa intensidade tão grande quando a do KAT-TUN, lógico que os gráficos não estão na mesma escala e a popularidade do outro grupo nesses segmentos é maior.
Ah lá vai o KAT-TUN que se destaca entre as adolescentes (óbvio) e surpreendentemente entre os jovens do sexo masculino também, mas se vocês repararem depois dos 20 os homens passam a (odiar) não apreciar tanto o som do grupo....O grupo também consegue ter um grande apelo entre as tiazinhas de 40.

Os KinKi Kids são uma dupla que ainda fazem parte da elite da Johnnys no quesito vendas, apesar de não vender como antes, seu recorde é praticamente insuperavel, mesmo por grupos como Hey!Say!Jump, News e KAT-TUN que ainda tem chances de terem todos os singles da carreira em primeiro lugar, o fato é que 28 vezes no topo é só com eles, e tudo isso graças ao apelo que eles ainda tem com as adolescentes e com as mulheres de 20 e 30 que acompanham a sua carreira desde Garasu no Shounen.


A banda que mais se diferencia do resto dos grupos da agência se destaca pela alta popularidade entre os homens. É o único grupo no qual os homens de uma faixa etária consegue superar o de mulheres além do Arashi, mesmo assim as jovens e adolescentes dão um grande suporte para a banda.


Para terminar temos os melhores do Japão atualmente, é não é a tôa que o Arashi chegou ao topo e não sai de lá tão cedo, a popularidade deles entre o público feminino se manter grande em todas as faixas etárias, apenas os senhores de 50 anos curtem mais Arashi que o sexo oposto, isso ocorre pelo trabalho duradouro que o grupo faz no Japão e pela naturalidade que eles têm, são espontanes não precisam se forçar de sexy, entraçados ou de bonzões como alguns grupos acima, eles são eles mesmos e conseguem entreter o público mostrando suas várias faces atravês de programas de rádio e televisão. São a receita de como um Johnny pode manter sucesso ao passar do tempo.

Ate mais...

8 comentários:

Renan disse...

Vlw...
Sempre quis entender o q eram essa barrinhas xD kkkkk

Medão do Arashi o.O \o/

Fran L. disse...

essa Johnnys é tipo a SM?

Anônimo disse...

ryo fangiRl de arashi XD

Anônimo disse...

Um detalhe importante a se destacar é q Johnny's não são só grupos musicais. Eles são basicamente grupos de entretenimento que atacam em todas as frentes. Seus integrantes apresentam diversos programas de TV, fazem doramas e gravam músicas. É uma agência q tem muita influencia nos meios de comunicação, então a presença dos Johnny's é sempre massiva na mídia. Isso leva a uma grande exposição, q leva a um aumento de popularidade talvez meio forçado no início, mas q leva novamente a um aumento de exposição, e novamente a um aumento de popularidade...enfim, vira um círculo vicioso, até um dia acalmar. Já ouve a era Kinki Kids, a era Smap, e agora é a era Arashi, Kat-Tun. Q os Johnny's vão ocupar um espaço grande no mundo do entretenimento por um bom tempo já é um fato da vida.
Aliás pq não mencionaram o Smap nessa pesquisa?

Anônimo disse...

(Anonimo 2 com preguiça de cadastrar)

Ele não foi no Best artists *Pelo menos que eu me lembre* eles tão velhos demais so Participam do Kouhaku e music station special.

Kra muito legal seu comentario, eu queria que houvesse uma era Tokio mas desisti xD.

Falando nisso o no Smaspelive foi lindo, ryo veja para mudar sua opiniao de que o smap estraga as musicas de outros artistas no seu programa ^^

Kim disse...

http://www.youtube.com/watch?v=EQC_wJR-EqE&eurl=

Ryo assista por favor, o Kimura ta muito gato nesse video, ele e o idoso mais gostoso da face da terra xD.

Ryo disse...

anonimo seu comentario foi muito com e relevante, mas por favor coloque pelo menos seu nome para que eu possa te indetificar, se não fica dificil entender algumas coisas

realmente algumas músicas que o smap canta no programa são boas

tirando o nakai eles tem muito talento, e não é qualquer um que canta musicas dos mais diversos ritmos, eles são dignos por isso

mas sempre eh melhor escutar a musica original do que o feat deles XD

Anônimo disse...

Mas e o que o anonimo 1 falou xD, um exemplo e o Smap tem o Rola bosta do Nakai que e um pessimo Cantor,dançarino e Ator, mas e um otimo apresentador, o Idoso do Kimura e pessimo na voz mas e um otimo ator. e os outros três que são bacaninhas em tudo são menos populares que eles ou seja mas vale carisma para uma boyband do que voz fato ^^