quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Especial de Natal

Olá pessoas

É natal no Jstation, estou aproveitando que a ceia já acabou para falar do natal na Jmusic. O temas natalinos são bastante recorrentes na Jmusic mas, porque?


Antes de mais nada é válido ressaltar que os japoneses não são cristãos, o natal deles não têm sentido nenhum para a cultura deles, não é feriado , as famílias não se reúnem, fora a decoração nada muda, logo o simbolismo do natal é simplesmente comercial, e é ai que a música entra. Para quem ainda não percebeu o mundo musical japonês é extremamente comercial, vale tudo pra vender mais principalmente no final do ano quando o povo têm mais dinheiro e possivelmente pode gastar mais com produtos diversos.

A mídia cria todo um clima de espírito de natal, você passa a ver natal em tudo, nos comerciais, nos programas de tv, até na moda. Logo a música apenas ajuda a criar essa dominação psicológica na cabeça das pessoas( já que não há o espírito de reunir a família e ser feliz, há o espírito de comprar, comprar e ser feliz) . Eles vão querer adquirir qualquer coisa que remeta esse clima feliz de natal que é tão imposto na mídia. Não faz parte dos costumes japoneses as trocas de presentes, mas é óbvio que a venda de single relacionados é impulsionada nesse momento.

E é ai que isso influencia a jmusic pra fazer parte de dessa prisão psicológica as gravadoras acabam impondo que seus artistas lancem singles temáticos no natal, as palavras winter, christmas, xmas e santa começam a aparecer na lista de lançamentos do mês de Dezembro.

Afinal, você acha que seu artista preferido vai se inspirar no numa data de compras para escrever uma música???
 
Enfim, pra mim isso não chega a ser um ponto negativo da Jmusic, pois isso acaba motivando os artistas a terem músicas diferentes sobre o natal, diferente dos americanos que gravam sempre as mesmas músicas. Afinal é uma boa época para se escutar músiquinhas natalinas.

O mundo é mau crianças *comendo rabanada*.

Até mais...

Nenhum comentário: